Lançamento World of Warcraft Cataclysm

11-03-2011 19:46

 Depois de vários anos no activo e com mais de doze milhões de utilizadores registados, WoW é sem duvida um dos maiores fenómenos no que toca ao panorama dos MMO. Isto deu origem a que a Blizzardtivesse espaço para lançar várias expansões, tendo começado com WoW The Burning Crusade, e algum tempo depois lançado WoW Wrath of The Lich King.


Com algum desgaste notório, era de esperar que a Blizzardtivesse algum trunfo na manga para manter o seu MMO no activo e esse trunfo foi revelado como uma nova expansão, WoW Cataclysm. Mas será que mais uma expansão é suficiente para reanimar um jogo com tantos anos de existência?

WoW Cataclysm é sem dúvida um passo em grande no que toca a uma expansão, aBlizzard não olhou a meios para conseguir criar novidades suficientes para agradar não só aos veteranos, como também, para conquistar antigos desistentes e até novatos que nunca imaginaram vir a pisarAzeroth, o mundo de WoW.

Para começar, a expansão traz uma novidade de peso, uma raça completamente nova para cada uma das facções. Enquanto a Alliance recebe os amaldiçoados Worgen, aHorde, ganha aliados de peso do lado dos Goblins, uma raça até agora vista como neutra.
Estas duas raças vêem assim aumentar para seis, as raças para cada lado, previamente aumentada apenas em WoW The Burning Crusade.

Falando nos Worgen, esta raça começa a sua demanda em Gilneas, uma cidade localizada em Eastern Kingdoms, a Sul deSilverpine Forest. Esta área que esteve durante anos isolada do resto do mundo, é agora aberta novamente, após o ataque do Deathwing, deixando a população indefesa, além de se deparar a nível interno com uma ameaça maior, uma guerra civil, e uma praga que transforma grande parte dos habitantes numa espécie de lobisomens após serem mordidos (ao estilo dos vampiros).

Gilneas
 foi construída a fazer lembrar uma espécie de Inglaterra suja dos tempos victorianos, com pinceladas dos ambientes das historias de Jack o Estripador. Também as personagens foram inspiradas nessa era, falando com um sotaque britânico carregado. A capital dos Worgen é Gilneas City, uma cidade construída dentro de uma fortaleza e o mesmo sítio onde começam a aventura com o vosso Humano à medida que os Worgeninvadem a cidade.

Já no que toca aos Goblins, estes iniciam a sua aventura nas Lost Isles, um conjunto de ilhas, onde após terem-se livrado do domínio dos Ogres, começaram a desenvolver uma linha de comércio estável. Com a erupção do monte perto da sua cidade, os Goblinsviram-se obrigados a a recuar, apenas para serem recebidos de forma hostil pelaAlliance, o que os fez criar uma aliança com a Horde.
Starting Zone dos Goblins é composta entre um misto de zonas tropicais típicas de uma ilha, e uma linha de estradas a sustentar uma enorme zona tecnológica cheia de maquinaria ao bom estilo Goblin que WoW sempre mostrou. A cidade principal dosGoblins é Undermine, uma cidade subterrânea, onde habitam os mais poderosos príncipes do comércio dos Goblins.

As duas raças iniciais têm inícios bem distintos, mas é claro que a curva de aprendizagem que a Blizzardganhou com o tempo veio beneficiar estas duas raças. Para começar, estas são as duas classes que mais atenção mereceram e mais alterações sofrem na sua história ao longo das missões, com direito a sequências cinemáticas e até diálogos com voz.

Outra novidade de peso emWoW Cataclysm, é a mudança que o mundo de Azeroth sofre com a chegada do dragão corrompido,Deathwing, que dá a origem ao Cataclysm, o qual arrasa grande parte dos dois continentes principais. Isto não só permitiu à Blizzard trabalhar de novo algumas áreas já conhecidas, assim como ter espaço para introduzir algumas novidades importantes, muito desejadas pelos fãs.

No que toca ao mundo em si, as alterações são notórias. Desde as stating zones de grande parte das raças, até às cidades em si, quem já cruzou o mundo introduzido no jogo principal, vai certamente ver que algumas das suas zonas favoritas (ou até quem sabe, as que menos gostou) foram parcialmente modificadas.
Ao entrar em Stormwind eOgrimmar, vão ficar surpreendidos com as alterações que as duas capitais máximas sofreram com o avanço do, Deathwing. Certas zonas como Desolace, que ganhou vegetação, e especialmente as Barrens que foi dividida em duas partes por uma racha enorme, são bons exemplos de como Azeroth mudou.

Ao remodelar todo o mundo, foi possível à Blizzard permitir que os jogadores possam agora voar em toda a Azeroth com as suas Flying Mounts, voar em Azeroth é igual ao que já podiam fazer em Outlands e Northrend, com a diferença de que algumas áreas antigas foram remodeladas também a pensar nesta introdução, tendo sido até adicionadas várias zonas em Azeroth pensadas só para aqueles que consigam aceder àsFlying Mounts.

Com a remodelação do mundo, também grande parte das missões existentes foram alteradas, especialmente nas zonas iniciais antigas. Dando um exemplo, a minha raça favorita, os Tauren, continuam a começar o jogo em Red Cloud Mesa, mas agora com missões totalmente diferentes baseadas nos acontecimentos que seguiram o Cataclysm, que fez avançar osBristleback Boars, depois da sua ravina ter sido destruída. Isto levou à trágica morte da matriarca do clã e que osTauren tenham de enfrentar estas primeiras tarefas de forma diferente.

Não são apenas os Tauren que têm um inicio diferente, quase todas as raças começam de forma diferente da versão que foi lançada em 2004. Apesar de não ser totalmente diferente, adiciona algum factor novidade, que acaba por fazer com que os veteranos se divirtam a criar uma raça antiga, especialmente agora que todas as raças podem escolher novas classes, anteriormente bloqueadas.
Mas não é só o mundo que alterou significativamente, as próprias raças sofreram alterações, havendo mudanças nas lideranças e a morte de algumas personagens importantes. A Horde passa a ser liderada pelo violento Garrosh Hellscream que ocupa agora o lugar de Thrall, tomando de assalto zonas da Alliance e fazendo crescer a tensão entre as duas facções e até a nível interno, com Garrosh a matar Cairne Bloodhoof, o antigo líder dos Tauren, agora substituído pelo seu filho, Baine Bloodhoof.
Estes são apenas exemplos das remodelações que foram feitas até a nível das personagens, mas podem contar com mais surpresas à medida que forem explorando.

Uma nova expansão traz sempre novos níveis máximos para poderem evoluir ainda mais cada personagem, mas desta vez podem esquecer mais 10 novos níveis, sendo que o nível máximo subiu apenas de 80 para 85. Pode parecer pouco, mas a verdade é que estes 5 níveis são bem mais longos de evoluir do que é costume, demorando tanto tempo quanto a subida de nível 70 para 80 em WoW Wrath of the Lich King.

Os jogadores avançados que queiram continuar a jogar com os seus níveis mais elevados também não estão mal servidos, pois WoW Cataclysm ainda introduz umas quantas novidades que aumentam ainda mais a longevidade do jogo.
Podem contar com Dungeons remodeladas e outras novas para High Level, novasBattlegrounds, uma alteração completa à árvore de talentos das personagens, que obrigam-vos a seguir um caminho de aprendizagem específico; e até alterações nas classes, como o caso dos Hunters que começam com um Pet logo a nível 1, além de usarem agora Focus em vez de Mana para realizar as suas habilidades.

Para aqueles que investem algum do seu tempo de jogo a fazer mais do que simplesmente debastar muitos dos moobs que habitam o mundo, foi introduzida uma nova profissão secundária,Archeology (arqueologia) que consiste essencialmente em recolher fragmentos relacionados com uma determinada zona, de forma a produzir artefactos que podem oferecer todo o tipo de recompensas, como items raros. Um ponto positivo desta profissão passa pelo facto de ser possível catalogar os artefactos e ler o Lore (história) por traz de cada um.

Outra grande novidade é inteiramente dedicada às Guilds. Agora a vossa Guild vai ter um ranking global, que permite, não só competir contra outras Guilds, assim como desbloquear novos rankings, títulos e items para comprar nos sistemas de ranking da organização. O ranking da Guild pode ser aumentado de varias formas, sendo as mais óbvias, a realização de missões e fazendo Dungeons. Os prémios prometem ser cada vez mais apelativos, por isso, se já compensava jogarem com uma Guild, agora é melhor altura que nunca para entrar numa que tenha espírito cooperativo.

Falar em relação aos gráficos de WoW Cataclsym pode ser um pouco injusto, tendo em conta que continua a ter o mesmo motor gráfico que foi utilizado em 2004 quandoWorld of Warcraft foi lançado para o mercado, mas mesmo assim, é visível que a Blizzardainda consegue manter a máquina a funcionar sem grande ferrugem.
Agora podem contar com uma nova definição máxima para os gráficos, com o nome Ultra, que puxa ainda mais pela vossa máquina. Elementos como a chuva e zonas com água estão melhores que no passado, sendo que a água foi visivelmente melhorada, tendo um aspecto mais “líquido” e interactivo consoante o movimento das personagens na mesma.

Em grande parte, o trabalho feito em redor dos gráficos de WoW, assenta muito mais nos detalhes e na cor, do que propriamente na procura por um grafismo mais realista ou próximo do que se vê actualmente nas consolas e PC. É verdade que assim o motor gráfico mostra já estar velho e ultrapassado, mas isso também permite que corra num maior número de computadores, chegando a muito mais jogadores. De qualquer forma, com a direcção artística da Blizzard e com o número elevado de pormenores aplicados a cada elemento visto nos cenários, WoW Cataclysm continua a ser um jogo extremamente apelativo a nível visual.

Em relação à sonoplastia, se já jogaram WoW, sabem que grande parte dos sons foram ré-aproveitados para a expansão, fazendo já parte do mundo como algo natural. Porém, podem agora contar com muito mais vozes narradas ao longo da aventura, e algumas novas trilhas musicais ao nível épico que WoWsempre ofereceu. No geral, está tudo no sítio, mas claro que alguns sons também já mostram alguma utilização repetida.

Depois de uma fase beta que permitiu jogar a expansão bem perto da fase final, era de prever que WoW Cataclysm ia ser uma revolução de peso para o MMO da Blizzard. Com o lançamento para as lojas, e uma semana depois de milhões de jogadores terem começado a treinar as suas personagens para atingir o nível 85, não há margem para dúvidas que esta é a maior expansão lançada até agora para World of Warcraft. A quantidade de conteúdo é realmente avassaladora e o trabalho feito para remodelar o mundo de Azeroth foi realmente imenso.

Como é natural, é impossível descrever tudo o que a expansão oferece, e só com o passar do tempo se vai saber qual é o futuro de WoW Cataclysm, mas com esta expansão, tanto os jogadores veteranos, como os iniciados, têm aqui muitas e boas razões para começar a jogar ou regressar a Azeroth para continuar a jogar aquele que é o MMO pago mais bem sucedido de sempre.
World of Warcraft Cataclysm faz com que WoW volte a valer a pena, sendo certamente a melhor expansão lançada para qualquer jogo até hoje.