Como criar chars (personagens)

20-12-2010 10:42

 Esse tutorial básico tem o intuito de deixar você mais familiarizado com o Fighter Factory.

No final do tutorial você já conhecerá melhor como funciona o Fighter Factory para criar seus chars para mugen.

1° Abra o Fighter Factory.

Vá no menu arquivo e depois em templates.

Escolha o templates da elecbyte Player.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image001.gif

Feito isso clique em salvar tudo http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image002.png para se criar os arquivos do seus char.

Meu char irá se chamar básico.

Quando lhe perguntar tipo de paleta escolha paleta global.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image004.jpg

Ele ira lhe pedir o nome de todos arquivos e automaticamente colocará nas definições onde iremos editar agora.

Vá até o Editor Def  http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image005.png e complete o restante das definições.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image007.gif

Agora vai começar a criação de verdade a 1° coisa a fazer é ter em mãos as imagens do seu char.

Tendo elas em mãos iremos 1° criar uma paleta básica só para o char.

Clique no editor de Paletas http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image008.png

Com o editor de Paletas aberto,  clique em abrir imagem http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image010.pngpara poder abrir uma imagem do seu char.

Aqui criaremos uma paleta básica para podermos dar inicio ao trabalho com o char.

Procure pegar uma imagem com mais cores caso aja para fazermos á paleta.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image012.png

Próximo passo clicaremos no botão otimizar  http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image014.png para poder usar só as cores que realmente nos interessa.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image016.gif

Feito isso vamos montar nossa paleta seleciono as cores que quero ter na minha paleta. E seleciono na outra paleta onde quero que elas fiquem e clico no botão transferir cor http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image017.png

Vale ressaltar que a cor de fundo nesse caso a cor rosa deve ficar como ultima cor é ela que será a cor que ficará transparente no mugen.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image019.png

Agora salvamos essa paleta clicando no botão Salvar Paleta http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image021.png.

De um nome para sua paleta, agora devemos inserir essa paleta direto nas imagens para as imagens passarem a usar a informação da paleta que criamos.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image023.png

Clique no botão adicionar para coletar adicionar as imagens no inserir paletas.

Se quiser que as imagens não mudem de nome marque a opção usar o mesmo nome.

Clique em Inserir paleta nas imagens  ele vai pedir um nome pode colocar qualquer um se você marcou a opção usar o mesmo nome e vai perguntar qual pasta quer salvar.

lembrando o Editor de paletas adiciona sempre a Paleta que está aberta no lado esquerdo do editor de Paletas)

Pronto já temos algumas imagens com a paleta correta.

Vale lembrar se você quiser pode colocar todas imagens do char com cores diferentes em uma imagem abrir no editor e otimizar tudo e fazer uma paleta de uma vez só ai adicionar em todas as imagens assim não mexendo tão cedo.

Eu particularmente prefiro fazer aos poucos.

Agora vamos em definições e colocamos o nome da paleta que salvamos no outro passo no meu caso foi básico.act

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image025.gif

Clico no botão salvar.

Agora clique em salvar tudo no Toolbar vamos fechar e abrir esse nosso char para ver se ele irá abrir com tudo que fizemos, ele deve abrir com a paleta correta agora.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image026.png

Feito isso vamos começar a criar a estrutura de imagens do nosso char.

Vamos ao editor SFF e clicaremos em adicionar

Nesse menu você pode escolher o grupo o alinhamento, entre outras coisas.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image028.png

As primeiras imagens que estou colocando são as imagens de stand, o mugen já possui uma estrutura de imagens, com o tempo você pode mudar essa estrutura mais não cabe a explicar isso agora.

Meu grupo vai ser: 0

Em imagem coloco:0 porque quero que o resto das imagens fiquem em seqüência 0,1,2,3,4,5,6  se colocassi ali 8  começaria do 8,,9,10,11,12 e assim por diante.

Em Axis marquei a opção centro, Atura que vai deixar a imagem no centro e na base da Axis,

Agora seleciono a opção Paleta compartilhada para essas imagens usar a paleta do char que estou trabalhando.

Clico em ok agora.

Minha imagens já estão no sff irei clicar no botão salvar para armazenar as informações.

O que temos agora

1 - Paleta

2 – imagens no SFF

Precisamos agora inserir as informações dessas imagens que inserimos no sff e fazer as animações.

Com o Fighter Factory isso á fácil iremos no AIR editor

Em baixo tem um barra com um ícone de atualizar e uma seta azul clicaremos, no ícone verde para atualizar as informações feito isso vou selecionar o grupo de imagens que quero trabalhar no thumbnail.

No grupo mostra todos os grupos de imagens contidos no sff após selecionar um grupo todas imagens contida nele aparecerão clicando na seta azul temos algumas opções.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image030.png

Na imagem acima usei a opção Adicionar grupo ao AIR que vai pegar todas imagem desse grupo do sff e adicionar no begin action atual, que nesse caso é o de numero zero que representa a animação de Stand.

Salve tudo novamente.

Agora já podemos testar o nosso char.

Vamos em opções e selecionamos onde o arquivo executável do mugen ou winmugen está.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image032.png

Clico em ok.

Agora vou no toolbar e clico em executar no winmugen ( isso no meu caso que uso o winmugen )

Agora já podemos ver nosso personagem usando as imagens em Stand que adicionei.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image034.png

Nesse passo,

Já sabemos,

  fazer a 1° Paleta do char.

  Adicionar imagens ao SFF

  Criar as animações dos golpes e do personagem no Air.

Vamos agora criar um soco para nosso char iremos voltar ao editor SFF.

1° Vamos adicionar as imagens do char que representam o soco, a única coisa que faremos nesse passo é mudar o grupo para 200.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image036.png

Como da outra vez clique em OK e salvo tudo.

Iremos agora Fazer o mesmo processo no Editor Air.

No Editor AIR iremos no thumbnail e clico em atualizar.

Em grupo seleciono o 200 que foi o que adicionamos agora.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image038.png

Clico na seta azul e seleciono a opção Novo Begin Action com tudo,

Essa opção irá pegar esse grupo e vai me pedir um nome para esse grupo de imagens que estou criando.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image040.png

Em nome:  coloque o nome que vai ter esse golpe

Begin action: deixe 200 mesmo nesse caso.

Em tempo é o tempo de uma imagem para outra na animação, isso vai depender da velocidade que você quer que seu golpe tenha.

Vamos criar esse soco no editor de cns.

O soco de numero 200 já existe no template da elecbyte por isso irei apaga-lo do cns e criarei um passo a passo.

Em adicionar seleciono a opção soco.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image042.png

Numero do StateDef:

É o numero do golpe no cns.

Numero da Animação:

É o numero da animação no arquivo Air

Numero da Animação de Hit:

È a imagem do grupo que vai atingir o oponente.

Dano:

È o quanto vai retirar de energia do seu oponente.

Tipo:

Aqui você escolhe se o golpe vai ser em Pé, No chão ou no Ar, nesse caso vai ser no chão.

Você nessa etapa pode até salvar e testar para ver como foi o golpe 200 no template já tem o botão para ele.

Precisamos agora mapear a imagem 3 do grupo 200 com box de colisão e ataque.

Vamos voltar para o Editor Air.

No Painel veremos

Botões escritos CLSN1 CLSN2

Clicando nesses botões automaticamente é criado um box clsn1 ou 2 no editor

Clsn1 é box de colisão

Clsn2 é box de ataque justamente o que acerta o oponente.

http://www.mugeneasy.hpg.ig.com.br/tutobasico/image044.png

Como você pode ver mapei com o box vermelho a mão da Anita que é justamente a parte que quero que acerte o oponente.

Os box azuis são os de colisão devem ser usados para o char não ficar invisível.

O que aprendemos até agora ???

  Fazer a 1° Paleta do char.

  Adicionar imagens ao SFF

  Criar as animações dos golpes e do personagem no Air.

4 – Criar mapeamentos no Air

5 – Inserir um soco no cns

Agora Vamos fazer Nosso Char Lançar um Projétil ( ou magia )

Nesse golpe eu usarei as imagens do soco para lançar o projetil.

Vamos agora adicionar mais cores a nossa paleta.

  vamos abrir o editor de paleta.